8 Sinais de alerta que mostram que o seu Mac pode estar com problemas, saiba como corrigi-los

Os dispositivos Mac, da Apple, são prestigiados no mundo todo por sua durabilidade, rapidez e segurança. Não é para menos, são máquinas bem caras e essas são as mínimas vantagens que devem possuir. Entretanto, o Mac não é perfeito e pode apresentar algumas falhas e bugs. Felizmente, a grande maioria desses problemas podem ser resolvidos pelo próprio usuário. Mas como identificar os problemas e resolvê-los? Bem, mais abaixo você vai poder conferir 8 Sinais de alerta que mostram que o seu Mac pode estar com problemas e também ensinaremos como corrigi-los.

8 Sinais de alerta que mostram que o seu Mac pode ter um problema
1. O Mac reinicia repentinamente diversas vezes durante o dia
Reinicializações frequentes do Mac, certamente são sinônimos de problema. Principalmente se você recebe um aviso na tela. Geralmente, este problema é equivalente à tela azul do Windows que exibe a mensagem "Seu computador foi reiniciado devido a um problema" quando ocorre a reinicialização.

Esse problema de reinicialização pode se dar devido ao que chamamos de ''Pânico do Kernel''. Muitas coisas podem causar pânico no kernel, podendo indicar um problema com o hardware, como RAM ou CPU. Um periférico não confiável que você conectou ao seu Mac também pode causar pânico no kernel, ou pode ser simplesmente um caso de pouco espaço em disco.

fixteam

Como resolver?
Remova todos os periféricos que possam estar causando o problema. Por exemplo, se o pânico ocorrer apenas quando a webcam estiver conectada, execute a máquina sem ela por uma semana e veja se tudo volta ao normal.
Verifique se você tem espaço livre suficiente. Se precisar de mais espaço, poderá excluir arquivos para liberar mais.
Execute o memtest86 para testar a memória do seu Mac. Você precisará criar uma unidade flash USB inicializável e testar a memória do seu computador fora do ambiente macOS. Se você encontrar algum problema com a RAM, tente substituí-la sempre que possível.
Execute o Apple Diagnostics. Para fazer isso, mantenha pressionada a tecla D enquanto inicializa o Mac e, em seguida, verifique se algum problema de hardware foi detectado.
Inicialize no modo de segurança. Pressione e mantenha pressionada a tecla Shift enquanto o sistema inicia o modo de segurança. Veja se o problema persiste. O Modo de Segurança exclui quaisquer extensões de kernel de terceiros, que podem estar causando o problema. Ele também examinará seu volume em busca de erros e corrigirá tudo o que encontrar.
Reinstale o macOS do zero. Essa é a opção mais drástica, mas provavelmente limpará qualquer software que esteja causando o problema.
2. A tela do Mac congela e os aplicativos travam frequentemente
Outro indício que seu Mac está com problemas é quando a tela congela com frequência e os aplicativos ficam lentos ou travam. Esses problemas podem ter muitas causas, mas algumas podem ser mais comuns.

Pouco espaço em disco geralmente causa problemas de desempenho, principalmente quando você ativa o Mac no modo de suspensão. Os problemas de memória e armazenamento, também podem ser os culpados pelo problema.

Como resolver
Mantenha ao menos 10 GB de espaço livre em sua unidade de disco. Além disso, você também pode excluir arquivos desnecessários para aumentar o espaço em disco.
Execute o memtest86 para verificar se há problemas na memória do seu Mac. Você também pode pressionar e segurar a tecla D enquanto o Mac é inicializado para executar o Apple Diagnostics e procurar outros problemas de hardware.
Inicie o Utilitário de Disco, selecione a unidade e clique em "Verificar Disco". Se aparecer algum erro, clique em "Reparar disco". Isso pode isolar setores defeituosos; portanto, o macOS sabe que não deve armazenar dados nessas seções da unidade.
Reinstalar o macOS pode remover quaisquer problemas relacionados ao software e liberará muito espaço. O seu Mac deverá, então, funcionar nas velocidades mais rápidas que puder gerenciar.
Se você suspeitar que os problemas foram causados ​​por hardware antigo, abandone aplicativos como o Chrome para obter opções mais leves, como o Safari. Tente usar o SimpleNote e o GIMP ao invés do Evernote e Photoshop.
3. Problema na bateria
É lógico que a bateria do seu MacBook não irá durar para sempre. Com o tempo, elas vão desgastando e podem apresentar problemas, ficando na maioria das vezes, ''viciada''. O ideal seria trocar a bateria, mas existem outras alternativas que você pode tentar antes.

Problemas de energia também podem apontar problemas com o System Management Controller (SMC). Esse chip nos Macs baseados em Intel é responsável por operações de baixo nível, incluindo o comportamento do LED de carga e o controle do cooler.

Como resolver
A causa mais comum de baixa duração da bateria é que ela está em más condições. Felizmente, o macOS pode lhe dizer exatamente em que condição sua bateria está, quantos ciclos de carga e descarga ela passou e se é hora de substituí-la.
Se a bateria estiver em boas condições, redefinir o SMC pode resolver alguns problemas relacionados à energia, como um Mac que não carrega.
Inicie o Activity Monitor e clique na guia "Energia" para ver quais aplicativos usam sua bateria. Realize tarefas como edição de vídeo e foto somente quando o Mac estiver conectado a uma fonte de energia. Use o Safari para navegar na web, pois, é muito mais eficiente que o Chrome ou Firefox.
4. O Mac não inicializa
Este é um problema que deixa qualquer usuário bastante aflito. Quando você tenta ligar o Mac e apenas aparece uma tela preta, causa grande desespero. Como qualquer outra falha no sistema, há muitas razões pelas quais um Mac pode não inicializar corretamente. Pode ser um problema com um cabo, o SMC, uma atualização de software ou uma atualização de sistema operacional danificada.

Como resolver
Verifique se tudo está conectado e se o soquete está ligado na parede (se aplicável). Sempre vale a pena conferir isso primeiro.
Faça a inicialização no modo de segurança mantendo pressionada a tecla Shift enquanto o Mac é inicializado. O Modo de Segurança verificará seu disco e iniciará sua máquina com o mínimo necessário para funcionar. Você pode tentar reiniciar normalmente.
Se as opções anteriores não derem certo, inicialize no Modo de Recuperação e reinstale o SO a partir do zero.
5. Comportamento estranho do LED e problemas de energia
O System Management Controller (SMC) é responsável por operações de baixo nível que não podem necessariamente confiar no sistema operacional principal. Essas operações ocorrem antes que o sistema operacional seja inicializado e, em Macs baseados em Intel, o chip SMC as controla.

Se o SMC tiver um problema, diversos bugs podem ocorrer nas luzes LED, nos coolers e na bateria. Você também pode ter problemas de energia, como desligamentos repentinos e uma recusa em ligar.

O SMC também pode causar problemas com o carregamento da bateria, periféricos externos não sendo detectados e desempenho ruim, mesmo com uma carga baixa da CPU. Esses problemas são principalmente irritantes, mas alguns podem afetar seriamente a maneira como você usa sua máquina.

Neste caso, você pode redefinir o SMC de maneira simples seguindo o tutorial deste link.

6. As configurações de sistema não são salvas
Quando o Mac é desligado, muitas configurações, como a resolução atual, qual disco de inicialização a máquina usa, seu fuso horário local e o volume são todos armazenados na NVRAM (Memória de acesso aleatório não volátil) ou na RAM de parâmetro (PRAM).

Se ocorrer algum problema nessas memórias, todas as suas configurações de sistema serão perdidas. Sendo assim, para corrigir esses problemas, você precisa redefinir a NVRAM/PRAM no seu Mac.

7. O Mac está superaquecendo
Quando seu Mac começa a aquecer com temperaturas acima do normal, muitos outros problemas podem ser desencadeados. Isso porque, o macOS limita a velocidade da sua CPU para gerar menos calor e reinicializações aleatórias começam a ocorrer.

O superaquecimento também pode indicar um problema mais sério que você não deve ignorar. Se houver um problema com os sensores internos de refrigeração ou temperatura, e você continuar usando o Mac, poderá danificá-lo.

Como resolver
Redefina o SMC, isso pode resolver seu problema.
Se você não ouvir nenhum ruído do cooler, é possível que haja um problema com o sistema de refrigeração ou o sensor de temperatura no seu Mac. Se for esse o caso, leve seu computador a um técnico, pois o uso contínuo pode danificar sua máquina.
8. O Mac não desliga corretamente
Um Mac que não desliga não é tão comum ou causa pânico quanto aquele que não inicializa. No entanto, se isso acontecer com frequência, é provável que o software de terceiros esteja sendo executado em segundo plano e bloqueando o procedimento de desligamento.

Como resolver
Pode ser necessário forçar o encerramento de alguns aplicativos que não encerraram normalmente. Você também pode usar o Monitor de Atividade para verificar processos que não estão respondendo. Depois de fechar tudo, tente desligar o seu Mac novamente.
Lembre-se de ejetar com segurança todas as unidades externas antes de desconectá-las.
Pressione e segure o botão Liga / Desliga (ou o leitor de impressão digital Touch ID) até que a tela fique preta. Isso irá forçar seu Mac a desligar.
E se os problemas não forem resolvidos?
Se o seu Mac apresentou algum dos problemas acima e você não conseguiu resolvê-los com as nossas dicas, está na hora de procurar a assistência técnica da Apple. Assim, um profissional poderá detectar os problemas de hardware do seu Mac com maior precisão.

Então, gostou das nossas dicas?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *